O que devemos fazer para conservar a água?

 

Dia 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água e, em homenagem a data, compartilharemos algumas medidas que você pode adotar em casa – e em todos os espaços que frequenta – para preservar esse recurso natural tão precioso.

Normalmente, uma pessoa bebe de um a dois litros de água por dia. No entanto, não é só dessa quantidade que precisamos. É necessário usar água para lavar roupa, tomar banho, cozinhar e para diversas outras atividades. Confira as dicas para economizar:

Escovando os dentes com a torneira fechada. Você só precisa abrir na hora certa, quando vai enxaguar a boca. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água.

Na hora de lavar a louça, atenção: não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só! Com isso, você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E, já que não custa lembrar, utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente.

Ao lavar o automóvel, use um balde! Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde, o gasto não passaria de 40. Viu só a diferença? Os maiores desperdícios a gente nem nota.

Lavar a calçada com a mangueira é um desperdício. Principalmente para quem aproveita para conversar com vizinhos enquanto molha o passeio. Por isso, na hora de lavar a calçada, também é melhor usar um balde, evitando-se um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho). Mas o melhor mesmo é usar uma vassoura, que dispensa água!

Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros.

Com informações de IBGE Teen

Fotos: Google Imagens

 
* * * *   (4) votos.
  • Share/Bookmark

 

Comments Closed

Comentários (1)

 

  • fernanda lima disse:

    adorei as idéias !!!!!!!!!!!!!!!!!

  •